5 Estratégias para reduzir custos com Plano de Saúde Empresarial

Como já falamos, oferecer um Plano de Saúde para seus colaboradores é, antes de mais nada, um grande investimento para a empresa, pois fortalece a imagem perante o mercado de trabalho, além de ser um forte atrativo para a manutenção e contratação de funcionários qualificados.

Porém precisamos pensar também que as empresas passam por um momento em que devem cuidar com atenção do seu financeiro para mantê-lo estável e uma das maneiras é reduzir os custos com o Plano de Saúde de seus funcionários.

Pensando nisso, listamos 5 estratégias para reduzir seus custos com Plano de Saúde Empresarial para aplicar na sua empresa e ter um respiro maior no orçamento. Confira!

COMO REDUZIR CUSTOS COM PLANO DE SAÚDE EMPRESARIAL

Estratégia 1: Prevenção

Ações preventivas junto a programas de qualidade de vida é uma estratégia fundamental para a redução dos custos, pois diminui o surgimento de doenças entre os colaboradores e seus dependentes, consequentemente um menor número de consultas e exames no plano.

Alguns exemplos:

  • Incentivo à prática de atividades físicas

  • Programas sobre alimentação e nutrição saudáveis

  • Campanhas antitabagismo

  • Campanhas de conscientização do Alcoolismo

  • Campanhas de práticas preventivas à Hipertensão e Diabetes

  • Campanhas de vacinação, principalmente em épocas de pandemia

Estratégia 2: Conscientização sobre o uso do benefício

É fundamental conscientizar seus colaboradores sobre a utilização racional dos benefícios, das consultas, exames e atendimentos de emergência, pois isso impactará positivamente o custo do Plano de Saúde.

Uma boa medida é a realização de ações, conversas ou mesmo a distribuição de materiais para os colaboradores mostrando e incentivando as boas práticas.

Mostre aos profissionais de sua empresa a importância desse benefício que possuem e como podem ajudar a empresa a mantê-lo ao fazerem um bom uso.

Estratégia 3: Analise a possibilidade de aderir à coparticipação

Uma medida que pode ser adotada é passar para o modelo de Coparticipação. Nesse modelo os custos são menores e o colaborador arca com uma percentagem sobre os serviços médicos, fazendo com que utilize o benefício de maneira mais consciente pois receberá o desconto em seu holerite.

Na coparticipação os planos são focados geralmente em consultas, exames de baixa complexidade e pronto atendimento, que não possuem um custo elevado.

É importante que a empresa se informe com a sua operadora, pois geralmente elas trabalham com mais de uma possibilidade de percentual nessa modalidade.

Estratégia 4: Reavalie sua rede de atendimento

Essa é uma mudança que pode ser de grande relevância para a saúde financeira da empresa sem causar um efeito negativo aos colaboradores. Entenda algumas possibilidades:

Alterar os benefícios de abrangência nacional para a abrangência regional.

Em alguns casos o Plano de Saúde de sua empresa possui a abrangência nacional, porém os colaboradores não viajam a trabalho e com essa mudança pode haver uma economia expressiva.

Rever a Rede Credenciada

Muitas vezes seu plano possui uma rede credenciada com hospitais e laboratórios das melhores redes e não são utilizados pelos colaboradores ou tem sua utilização muito pequena, por inúmeros motivos. Esse é um gasto desnecessário que pode ser efetivamente reduzido pela empresa.

Alteração das acomodações de Apartamento para Enfermaria

Essa é uma ação que certamente terá um maior impacto, não apenas financeiro, mas também entre os colaboradores. Vale lembrar essa mudança vai alterar unicamente as acomodações no momento da internação, mas não nas consultas e exames.

Redução nos Valores do Reembolso

Normalmente o sistema de reembolso é utilizado pela diretoria e gerência, porém algumas vezes é disponibilizado também para os colaboradores. É interessante repensar a possibilidade de redução dos valores e o acesso a esse sistema, lembrando que as redes credenciadas possuem excelentes profissionais que não necessitam de reembolso.

Estratégia 5: Tenha uma corretora de seguros especializada e de confiança

Possuir uma Corretora de Seguros com profissionais qualificados e vasta experiência no mercado de Seguro Saúde irá ajudar a sua empresa na escolha de um Plano de Saúde perfeito e que adapte às suas necessidades.

Esse profissional poderá ajuda-los na pesquisa e análise de custo/benefício, pois nem sempre o plano mais caro é a melhor opção do mercado.

A Healthcare é uma corretora conceituada, com muitos anos no mercado de seguros e poderá ajudar com um trabalho em conjunto com a sua empresa.

Entre em contato e solicite uma análise exclusiva.

0 visualização0 comentário